A conversa de Nicodemos com Jesus em João 3:1-15 é frequentemente
considerada como uma ilustração da tremenda falta te compreensão dos judeus nos
dias do nosso Senhor. Aqueles que tomam a passagem dessa forma falham em
reconhecer a profunda natureza das perguntas de Nicodemos e das respostas de
Jesus.
No versículo 3, Jesus diz a Nicodemos que ele deve nascer
“do alto”. A referência é ao céu, ao que está do outro lado do firmamento
estabelecido em
Gênesis 1:6-8. O que está do outro lado do firmamento é o
oceano celestial.
Nicodemos pergunta no versículo 4: “Como pode um homem
nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e
nascer?” As pessoas geralmente consideram isso quase uma pergunta zombeteira,
mas não é. Nicodemos sabia que Jesus não queria dizer que devemos entrar
novamente no ventre da nossa mãe, e nascer de novo nesse sentido. Ele está
usando uma figura de linguagem para fazer esta pergunta: “A história pode ser
revertida? Pode haver uma nova criação? A história tem se movido desde a
criação, desde o pecado de Adão. Como a história pode ser desfeita?”
Jesus responde dizendo que a história não deve ser revertida
ou desfeita. Antes, o novo nascimento de cima é “da água e do Espírito” (v. 5).
Assim, ser nascido da
água é uma ideia
A implicação é que o homem teria um novo nascimento quando
as águas do céu fossem aspergidas sobre ele pelo Espírito.
O firmamento é o limite entre o céu e a terra. O Novo
Testamento deixa claro que Jesus é o Firmamento, o Mediador entre o céu e a
terra.
Assim, é Ele quem nos asperge com água de cima. É Ele quem
dá o novo nascimento da água e do Espírito. A primeira criação é pelo Espírito;
a nova criação é pela água e pelo Espírito. A primeira criação é da terra; a
nova criação é do Espírito (1 Coríntios 15:45-49).
As águas do céu limpam a velha terra e trazem um novo mundo.
No
Dilúvio, as águas desceram do céu. As várias aspersões do
Antigo Testamento apontaram para o mesmo significado. A água do batismo hoje
(que é, sem dúvida, por efusão) estabelece o mesmo ponto.
Nicodemos pergunta no versículo 9: “Como pode ser isso?” Ele
está perguntando o fundamento legal para o que Jesus tinha dito. O que torna
possível Deus produzir uma nova criação no meio da história da velha criação?
Jesus apresenta a resposta nos versículos 13-15:
Sua morte expiatória
fará dele o novo Firmamento, o Mediador entre céu e terra. Sua morte concederá
aos homens acesso às águas batismais do céu, e dará o nascimento de cima, pela
água e pelo Espírito.
13Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho
do homem, que está no céu.
14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim
importa que o Filho do homem seja levantado;
15Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a
vida eterna.