domingo, 26 de abril de 2015

O Novo Nascimento

A conversa de Nicodemos com Jesus em João 3:1-15 é frequentemente considerada como uma ilustração da tremenda falta te compreensão dos judeus nos dias do nosso Senhor. Aqueles que tomam a passagem dessa forma falham em reconhecer a profunda natureza das perguntas de Nicodemos e das respostas de Jesus.
No versículo 3, Jesus diz a Nicodemos que ele deve nascer “do alto”. A referência é ao céu, ao que está do outro lado do firmamento estabelecido em
Gênesis 1:6-8. O que está do outro lado do firmamento é o oceano celestial.
Nicodemos pergunta no versículo 4: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?” As pessoas geralmente consideram isso quase uma pergunta zombeteira, mas não é. Nicodemos sabia que Jesus não queria dizer que devemos entrar novamente no ventre da nossa mãe, e nascer de novo nesse sentido. Ele está usando uma figura de linguagem para fazer esta pergunta: “A história pode ser revertida? Pode haver uma nova criação? A história tem se movido desde a criação, desde o pecado de Adão. Como a história pode ser desfeita?”
Jesus responde dizendo que a história não deve ser revertida ou desfeita. Antes, o novo nascimento de cima é “da água e do Espírito” (v. 5).
 Assim, ser nascido da água é uma ideia
A implicação é que o homem teria um novo nascimento quando as águas do céu fossem aspergidas sobre ele pelo Espírito.
O firmamento é o limite entre o céu e a terra. O Novo Testamento deixa claro que Jesus é o Firmamento, o Mediador entre o céu e a terra.
Assim, é Ele quem nos asperge com água de cima. É Ele quem dá o novo nascimento da água e do Espírito. A primeira criação é pelo Espírito; a nova criação é pela água e pelo Espírito. A primeira criação é da terra; a nova criação é do Espírito (1 Coríntios 15:45-49).
As águas do céu limpam a velha terra e trazem um novo mundo. No
Dilúvio, as águas desceram do céu. As várias aspersões do Antigo Testamento apontaram para o mesmo significado. A água do batismo hoje (que é, sem dúvida, por efusão) estabelece o mesmo ponto.
Nicodemos pergunta no versículo 9: “Como pode ser isso?” Ele está perguntando o fundamento legal para o que Jesus tinha dito. O que torna possível Deus produzir uma nova criação no meio da história da velha criação?
Jesus apresenta a resposta nos versículos 13-15:
 Sua morte expiatória fará dele o novo Firmamento, o Mediador entre céu e terra. Sua morte concederá aos homens acesso às águas batismais do céu, e dará o nascimento de cima, pela água e pelo Espírito.

13Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;

15Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.