sábado, 4 de junho de 2016

EVANGELIZAÇÃO INFANTIL Moisés

Tópicos a serem abordados:
A Bíblia é um conjunto de livros que relata a história do povo hebreu, contém importantes ensinamentos trazidos pelos profetas e por Jesus, o messias divino. Ela é dividida em antigo testamento (escrito antes de Jesus) e novo testamento (escrito após Jesus).
- No antigo testamento conta a história de Moisés, que era descendente do povo hebreu e viveu por volta do ano 1250 A.C.
- Moisés era uma profeta e tinha por missão trazer a idéia de um Deus único para o povo hebreu e para o povo pagão, que acreditava em vários deuses.
- Pode-se dizer que profeta é todo enviado de Deus com a missão de instruir os homens e de lhes revelar as coisas ocultas e os mistérios da vida espiritual.
- Moisés era profeta . Ele recebeu os 10 mandamentos de Javé (Jeová), 
- Os 10 mandamentos são:
1. Não terá imagens de outros deuses.
2. Não pronunciareis em vão o nome do Senhor, vosso Deus.
3. Lembrai-vos de santificar o dia do sábado.
4. Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará.
5. Não mateis.
6. Não cometais adultério.
7. Não roubeis.
8. Não presteis testemunho falso contra o vosso próximo.
9. Não desejeis a mulher do vosso próximo.
10. Não cobiceis a casa do vosso próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu asno, nem qualquer das coisas que lhe pertençam.
- Javé (Jeová) era um Espírito superior, protetor de da raça hebraica, mas os antigos consideravam o próprio Deus.
- Vamos conhecer um pouco sobre a história de Moisés:   Houve uma época em que o povo de Israel era escravo no Egito  e o Faraó, determinou que todo  menino recém-nascido deveria morrer. Uma mãe hebréia para salvar o seu filho, colocou-o num cesto  e soltou-o no rio Nilo. Mas a filha do faraó o achou e fez dele seu filho, chamando-o de Moisés.
- Passaram os anos Moisés cresceu e saiu para ver seus irmãos. E viu que um deles estava sendo maltratado por um egípcio. Então, olhou para o lado e para o outro, e não vendo ninguém o matou.  O Faraó ouviu falar do fato e procurou matá-lo.
- Moisés fugiu para o país de Madiã . E certo dia, ele viu um arbusto que ardia em chamas, mas não se consumia. Ao se aproximar, o anjo de Javé apareceu e disse: Moisés, Eu envio você ao Faraó para tirar o meu povo do Egito, os filhos de Israel.
- Então, Moisés e seu irmão Arão foram ao Egito e se apresentaram diante do Faraó e disseram: - Venho em nome de Javé, o Deus de Israel pedir para que deixe meu povo partir. Então o Faraó respondeu: - Não conheço Javé, nem deixarei Israel partir.
-  Então, Deus enviou 10 pragas sobre o Egito ( que na realidade não foram milagres, o físico Colin Humphreys, analisou os fenômenos ocorridos no Egito e propôs explicações naturais para eles) :
1ª Transformou a água em sangue (o rio Nilo teria ficado vermelho graças à proliferação de algas vermelhas).
2ª Infestou o território com rãs.
3ª Mosquitos atacaram homens e animais .
4ª Moscas invadiram todo território. (Com a morte de sapos e rãs, predadores naturais dos insetos, mosquitos como o Culicoides canithorax e moscas-de-estábulo como a Stomoxys calcitrans multiplicam-se descontroladamente entre outubro e novembro).
5ª Peste maligna afetou os animais.
6ª Úlceras e chagas atingiram os animais e homens (As moscas-de-estábulo carregam vírus fatais para vacas e cavalos, que começam a morrer por causa dos enxames. E a infestação de Culicoides causam as doenças de pele nos egípcios. O cenário é grave entre novembro e janeiro).
7ª Caiu chuva de pedras (A chuva de pedras seria, na verdade, de granizo, que fere homens e animais e destrói as plantações).
8ª Os gafanhotos cobriram todo o território. (O solo úmido atrai gafanhotos-do-deserto, que depositam seus ovos e, até março, devoram o que sobrou de alimento).
9ª Uma escuridão cobriu o território por três dias (Os 3 dias de escuridão em março seriam conseqüência de uma densa tempestade de areia, que trancafia os egípcios em casa. O fenômeno, conhecido como khamsin, é comum até hoje nessa época do ano).
10ª Todos os primogênitos do Egito morreram, até o filho do Faraó. Então, o Faraó vencido, deixou o povo partir (Tradicionalmente, primogênitos têm o privilégio de se alimentar quando não há alimento para todos. Mas o benefício se inverte ao comerem os cereais contaminados pelas fezes de gafanhotos.)
- Então, os israelitas partiram do Egito, mas quando o Faraó ficou sabendo, resolveu persegui-los. Na perseguição, Moisés estendeu a mão sobre o mar e as águas se dividiram em duas e o povo pode passar. Os egípcios entraram atrás deles, mas o mar se fechou e todos morreram.  Assim, o povo foi salvo. (Humphreys supõe que um vento nordeste de 130 km/h poderia ter soprado à noite, empurrando a água do mar até as partes mais rasas do leito aparecerem como uma faixa de terra seca, para possibilitar a sua travessia).
-  Então, Moisés conduziu o povo (eram cerca de seiscentos mil homens a pé, sem contar as crianças) com destino a terra prometida (Canaã, atualmente chamada de Palestina). E no início da trajetória recebeu os 10 mandamentos no Monte Sinai.
- O povo que Moisés deveria guiar era difícil e indisciplinado; e os 40 anos de sofrimentos passados no deserto até chegar a terra prometida contribuíram para desenvolver neles a fé nesse ser Todo-Poderoso.
-  Entretanto, Moisés e seu irmão Arão não entraram na terra de Canaã, pois foram rebeldes (quando a comunidade se revoltou contra Javé, eles não demonstraram a sua santidade), então foi Josué o escolhido para continuar a caminhada e levar o povo até o seu destino. 

Perguntas para fixação:
1. Moisés era um profeta? O que significa ser profeta?
2. Moisés nasceu em que região?
3. Ele era descendente de qual povo?
4. Quem ''adotou'' Moisés como seu filho?
5. Qual povo ele deveria libertar da escravidão?
6. Devido a recusa do Faraó em libertar o povo, quantas pragas foram lhe enviadas?
7. Onde Moisés recebeu de Javé os 10 mandamentos?
8. Moisés e seu irmão Arão conseguiram chegar a terra prometida?
9. Quem foi o sucessor de Moisés, para guiar o povo pelo deserto?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.